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NBA House, título inédito do OKC e dados das finais de 2025

  • Foto do escritor: Jonathan Escouto
    Jonathan Escouto
  • 30 de jun.
  • 3 min de leitura

O Oklahoma City Thunder conquistou o título da NBA de 2025 vencendo o Indiana Pacers por 4-3. A primeira conquista da franquia!


Oklahoma City Thunder 2025

Mas o que realmente interessa para o marketing esportivo, é o crescimento significativo nas receitas de patrocínio da NBA, atingindo US$ 1,6 bilhão em 2025, um recorde histórico que representa o maior crescimento já registrado na modalidade.


Muito provavelmente, esse número foi impulsionado pelo alcance global da liga, que transmite jogos para mais de 200 países, criando uma disputa acirrada entre marcas para veicular seus anúncios nessas transmissões da NBA.


NBA HOUSE


Com certeza, a NBA House é o ativo mais estratégico da liga:


Conversão da atenção em dados;

Ativação das marcas com retorno mensurável.


O mesmo modelo de sucesso, desenhado e aplicado no Brasil, será replicado no México, Canadá, Abu Dhabi e França.


Aqui na América do Sul, a NBA Brasil tem 13 patrocinadores globais, e outros nove locais, o segundo maior número no mundo, sem considerar os Estados Unidos. Cinco desses estiveram presentes na NBA House Brasil em São Paulo - SP: Sadia, Hellmann’s, TNT, XP e Sportingbet. Budweiser, Hennessy e a ESPN (parceiro de mídia) entram na cota internacional.


Atualmente, a franquia brasileira posiciona o país no top 5 do mercado global da NBA!


NBA house

Além das estratégias da liga, especificamente o Thunder mantém parcerias sólidas com marcas relevantes, como Love’s Travel Stops, patrocinadora do patch da camisa em um acordo de vários anos avaliado em quase US$ 10 milhões anuais. A parceria com a Love’s, que se estende por 20 anos (9 dos quais incluem o logo na camisa), é considerada única entre as franquias da NBA por sua longevidade e conexão local.


Outras parcerias importantes da franquia incluem Anheuser-Busch InBev, Chesapeake Energy, Coca-Cola, Devon Energy, MidFirst Bank, Riverwind Casino e Verizon. O próprio estádio Paycom Center possui naming rights em acordo de 15 anos com a empresa local de software Paycom.


"Crise" de audiência


Apesar do crescimento nos playoffs, as finais de 2025 enfrentaram quedas na audiência. O Jogo 3 registrou 9,19 milhões de espectadores na ABC, representando queda de quase 20% em relação ao mesmo jogo do ano anterior. A média dos três primeiros jogos foi de 8,95 milhões de espectadores, 23% inferior ao ano anterior. O Jogo 2 atingiu "apenas" 8,76 milhões de espectadores, o menor número para um Jogo 2 desde 2007.


oklahoma city thunder x indiana pacers

Especialistas atribuem parte desta queda ao confronto entre mercados menores, Thunder e Pacers ocupam respectivamente as 47ª e 25ª posições em tamanho de mercado.


Seria como se fosse uma final de brasileirão entre Mirassol e Red Bull Bragantino? 👀


Eu diria que, no Brasil, qualquer final tem o potencial de uma super audiência; porém, uma série de 7 jogos prejudica muito a média final.


Produtos licenciados


A New Era Cap lançou imediatamente a coleção oficial de campeões do Thunder, incluindo os mesmos bonés usados pelos jogadores na cerimônia pós-jogo e no desfile.


A Nike também disponibilizou linha completa de produtos comemorativos, com camisetas variando de US$ 40 a US$ 75 e vendas esperadas para esgotar rapidamente.


New Era NBA

Impacto nas redes sociais


Se por um lado os números de TV tradicional tenha enfrentado uma queda considerável, por outro, o engajamento digital se manteve em alta. O conteúdo das finais nas plataformas digitais gerou mais de 32 bilhões de visualizações.


Mesmo com quedas na TV tradicional, o digital se mostra cada vez mais dominante!


A liga destacou que 50% dos espectadores tinham entre 18-34 anos e que as taxas de engajamento total tamébm bateram recordes. Historicamente, as finais da NBA geram números impressionantes nas redes sociais, mais de 1,3 milhão de posts gerando mais de 65,1 bilhões de impressões.


Eu tô nessa conta aí dos 1,3 milhões de posts com meus boomerangues sem graça da tela da TV assistindo alguns minutos dos jogos.


Dados recentes do mostram que a NBA gerou US$ 4,5 milhões por dia em média com presença em redes sociais. E, é a segunda liga com mais engajamento internacional entre as franquias esportivas dos EUA, atrás apenas da MLS.


Fontes: Relo Census / Hyperset Group


Mais do que um titulo inédito, é a consolidação de um modelo de negócios global, híbrido, multicanal e totalmente baseado por dados. A NBA domina a arte de transformar entretenimento em experiência de marca, interesse do público em ativos valiosos e cultura esportiva em plataforma de consumo mundial.


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Conteúdo produzido para Doble Cinco, a escola de marketing esportivo mais

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