Quanto vale entrar para a história?
- Jonathan Escouto
- 16 de ago de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de ago de 2024
No mínimo na história de mais ou menos 1 milhão de pessoas, número estimado de torcedores do Atalanta B.C., atual campeão da Europa League, segunda competição mais importante do futebol de clubes da Europa. ⚽🏆

O título mais importante da história do clube!
E essa história foi escrita com uma camisa patrocinada pontualmente pela Paramount+.
Patrocínios pontuais são colaborações específicas para eventos ou campanhas temporárias, permitindo às marcas alavancar momentos de alta visibilidade e engajamento.
No futebol, os patrocínios pontuais estão ganhando cada vez mais destaque como uma estratégia eficaz.
Principais benefícios dos patrocínios pontuais:
Alta exposição: Geralmente, finais de campeonatos atraem milhões de espectadores, oferecendo uma excelente plataforma para aumentar a visibilidade das marcas.
Engajamento: A proximidade com o público durante esses eventos cria oportunidades para interações significativas.
Sem falar no fator histórico, automaticamente a camisa do maior título de qualquer clube ganha um peso de raridade.
Resumindo, algumas marcas patrocinam clubes de futebol por anos e não chegam nem perto de ficar na memória afetiva do torcedor em geral (fanático é um caso a parte 😂), e em um patrocínio pontual, a marca tem a chance de entrar para história junto com uma campanha vitoriosa em apenas 15 dias. 🎯
Voltando especificamente ao exemplo da Atalanta:
A Paramount+ estampou sua marca nas camisas do time de Bérgamo em um patrocínio pontual para as finais da Copa da Itália e da Europa League.
📺 Essa foi uma jogada estratégica da plataforma de streaming, que buscava aumentar sua visibilidade na Itália e na Europa, aproveitando a grande audiência das finais. Já para a Atalanta, o acordo representou uma importante fonte de receita em um momento crucial da temporada. 💶
De acordo com um estudo da Nielsen Sports, 84% dos consumidores lembram de marcas que patrocinam eventos esportivos e patrocínios impulsionam uma média de 10% na intenção de compra entre a base exposta. 📊
🚨 OBS: Escolher o evento certo e alinhar a mensagem da marca com a paixão dos torcedores é crucial para o sucesso de um patrocínio pontual.
E logicamente, existe o risco de associação negativa em caso de derrota. 👀
💔 Imagina aí, toda vez passar pela tal marca e lembrar daquele vice traumático.
Enquanto marketing, sou a favor e gosto de ver. Acredito que os patrocinadores, pontuais ou não, precisam viver o risco do genuíno de alegria e tristeza do futebol.




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