RETORNO DA TOTAL 90: MEMÓRIA, PODER E POSICIONAMENTO.
- Jonathan Escouto
- 16 de mai.
- 1 min de leitura
Não foi só uma chuteira. A Total 90 foi um marco cultural no futebol dos anos 2000. Performance, estilo e identidade num único símbolo.
Ao relançar a linha, a Nike não só reviveu um produto, foi um baita acerto de branding cultural.

Ela ativou uma memória coletiva que pulsa forte até hoje.
Nostalgia como ativo estraétgiéco!
Na minha opinião, as marca esportivas e de moda sempre entenderam que a emoção do passado pode construir autoridade no presente.
Eu mesmo estou na fase Adidas Orignals pra tudo, camisetas, tênis, mochila... Mas esse "retorno cápsula" da Total 90 me fez lembrar de uma época muito feliz com o futebol. Tive as bolas do Brasileirão e da Premier League 2005/2006, duas ou três camisetas (provavelmente falsas), uma chuteira e a famigerada mochila / sacola.

E os realitys Joga 10 e Joga Bonito na Band?
Foda! Golden era da Nike com o futebol brasileiro.

Nessa época também teve a Joga TV, um dos primeiros sucessos de produção de conteúdo de futebol no Youtube. Inclusive, recentemente a Nike lançou uma linha especial de produtos em referência ao canal.

Enfim, a Total 90 resgata mais do que estética: Reativa sensações, valores e códigos de uma geração inteira. É futebol "raiz” embalado com linguagem pop.
Essa é a força do marketing esportivo que entende a cultura. Não vende apenas produtos, reposiciona a marca como guardiã da memória afetiva do torcedor. Como eu disse anteriormente, esse mini retorno me fez lembrar de um sentimento meio mágico com o futebol e voltar a enxergar a marca com bons olhos de novo.




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