¡TOMA EL JUEGO!
- Jonathan Escouto
- 7 de ago.
- 2 min de leitura
Em junho de 2025, a Nike lançou o Toma El Juego, uma iniciativa que tem o objetivo e a ambição de devolver o futebol às ruas, conectando jovens talentos que são destaques em seus bairros às raízes culturais do futebol de rua, destacando também a cultura local, música, arte e moda em parceria com marcas de streetwear.

Após a primeira edição de Los Angeles e a edição de Seul, o Toma El Juego seguirá para Cidade do México e Nova York. Outras cidades serão anunciadas conforme o movimento cresce rumo à Copa do Mundo de 2026!
O Toma El Juego também tem relação com campanhas anteriores da Nike:
Inspirado na campanha Secret Tournament (2002) e nas experiências de futebol de rua com Travis Scott (Mad Maximus, Secreto Maximus).
Complementa a linha criativa “Mad Brilliant” e a campanha global Scary Good, reforçando a narrativa de futebol instintivo, ousado e culturalmente enraizado.
E em paralelo ao Toma El Juego, acontece também a Toma Night Market:
Pop-ups de marcas e criadores locais, conectando futebol e cultura sneaker.
Lançamentos surpresa de produtos.
Histórias e ativação comunitária, reforçando o storytelling local.

Com a presença de Travis Scott e Vini Jr em Los Angeles, a Nike transformou o FIFA Street em realidade e praticamente replicou o “CAGE”, um dos comerciais mais famosos da história da marca.
Pra quem não lembra, a peça era um torneio de futebol de rua com times de três jogadores. Craques como Figo, Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Henry e Ronaldinho Gaúcho.
Um jogo simples: por estar dentro de uma jaula, a bola não saía — e o jogo só terminava quando saía o gol…

Bueno, a primeira edição do Toma El Juego foi realizada em Los Angeles, com 8 times, cada um representando uma região diferente da cidade.
O time vencedor assinou oficialmente com a Nike, e os MVPs da competição ganharam dois anos de contrato.
Essa é a capacidade da Nike de se reinventar!
Eles conseguiram juntar elementos do passado, se alinhando com o “futuro do futebol” ao mesmo tempo.

Seria uma resposta direta ao envolvimento da Adidas com a Kings League?
Lá, a marca rival não é protagonista, mas é a principal apoiadora.
Já o Toma El Juego é um universo totalmente criado pela Nike! A Adidas também tem um evento semelhante, de futebol society, mas de menores proporções...

Seja uma resposta, ou não, parece que as marcas finalmente descobriram o potencial do futebol fora do esporte em si.
Enfim, eventos como esses estão cada vez mais construindo a base de uma marca, a partir de ideias e conceitos que nenhum marketing tradicional conseguiria transmitir tão bem. Ideias e conceitos que as marcas tanto tentam expressar, são vividos na prática pelas pessoas que participam, através de experiências proporcionadas por eventos como o Toma El Juego.
¡Golazo!
__________________________________________________________
Conteúdo produzido para Doble Cinco, a escola de marketing esportivo mais
completa da América Latina. Siga @doblecinco.mkt nas redes sociais!





Comentários