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¡TOMA EL JUEGO!

  • Foto do escritor: Jonathan Escouto
    Jonathan Escouto
  • 7 de ago.
  • 2 min de leitura

Em junho de 2025, a Nike lançou o Toma El Juego, uma iniciativa que tem o objetivo e a ambição de devolver o futebol às ruas, conectando jovens talentos que são destaques em seus bairros às raízes culturais do futebol de rua, destacando também a cultura local, música, arte e moda em parceria com marcas de streetwear.

toma el juego

Após a primeira edição de Los Angeles e a edição de Seul, o Toma El Juego seguirá para Cidade do México e Nova York. Outras cidades serão anunciadas conforme o movimento cresce rumo à Copa do Mundo de 2026!

O Toma El Juego também tem relação com campanhas anteriores da Nike:

  • Inspirado na campanha Secret Tournament (2002) e nas experiências de futebol de rua com Travis Scott (Mad Maximus, Secreto Maximus).

  • Complementa a linha criativa “Mad Brilliant” e a campanha global Scary Good, reforçando a narrativa de futebol instintivo, ousado e culturalmente enraizado.


E em paralelo ao Toma El Juego, acontece também a Toma Night Market:


  • Pop-ups de marcas e criadores locais, conectando futebol e cultura sneaker.

  • Lançamentos surpresa de produtos.

  • Histórias e ativação comunitária, reforçando o storytelling local.


Vini Jr e Travis Scott

Com a presença de Travis Scott e Vini Jr em Los Angeles, a Nike transformou o FIFA Street em realidade e praticamente replicou o “CAGE”, um dos comerciais mais famosos da história da marca.

Pra quem não lembra, a peça era um torneio de futebol de rua com times de três jogadores. Craques como Figo, Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Henry e Ronaldinho Gaúcho. Um jogo simples: por estar dentro de uma jaula, a bola não saía — e o jogo só terminava quando saía o gol…

Nike - Cage

Bueno, a primeira edição do Toma El Juego foi realizada em Los Angeles, com 8 times, cada um representando uma região diferente da cidade.

O time vencedor assinou oficialmente com a Nike, e os MVPs da competição ganharam dois anos de contrato.

Essa é a capacidade da Nike de se reinventar!


Eles conseguiram juntar elementos do passado, se alinhando com o “futuro do futebol” ao mesmo tempo.


nike toma el juego

Seria uma resposta direta ao envolvimento da Adidas com a Kings League?


Lá, a marca rival não é protagonista, mas é a principal apoiadora.


Já o Toma El Juego é um universo totalmente criado pela Nike! A Adidas também tem um evento semelhante, de futebol society, mas de menores proporções...


adidas fútbol societ

Seja uma resposta, ou não, parece que as marcas finalmente descobriram o potencial do futebol fora do esporte em si.


Enfim, eventos como esses estão cada vez mais construindo a base de uma marca, a partir de ideias e conceitos que nenhum marketing tradicional conseguiria transmitir tão bem. Ideias e conceitos que as marcas tanto tentam expressar, são vividos na prática pelas pessoas que participam, através de experiências proporcionadas por eventos como o Toma El Juego.


¡Golazo!


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Conteúdo produzido para Doble Cinco, a escola de marketing esportivo mais

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